A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), levando em conta a alegação dos produtores de dificuldades para o manejo do rebanho nas propriedades, devido aos altos índices pluviométricos registrados, prorrogou por 15 dias o prazo para vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Porém, os últimos dados da Iagro mostram que a imunização dos animais ainda é baixa, levando em conta que já se passaram mais de 34 dias desde o início da campanha.
De acordo com o gerente de inspeção e defesa sanitária animal do órgão, Osvaldo Dias, “o baixo índice de vacinação é preocupante, tendo em vista que nessa segunda fase de vacinação aproximadamente 12 milhões de animais devem ser vacinados, impreterivelmente”.
Dados estatísticos da agência mostram, por exemplo, que em Dourados apenas 52% do rebanho foram vacinados, do total de 291 mil, foram vacinados 151,3. Já em Nova Andradina esse número é bem menor, cerca de 28% dos animais, apenas 82,3 mil de um total de 294 mil, foram imunizados.
Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint