Pesquisador da Embrapa do Acre afirma que pecuária pode acelerar ritmo da devastação
10 de maio de 2004
Produtores de Goiás devem vacinar contra raiva até dia 31
10 de maio de 2004

Iagro reforça fiscalização e eleva apreensão de gado

Por conta do incremento na fiscalização volante da sanidade animal nas fronteiras, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) registrou aumento de 20% a 30% na emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) de bovinos em Mato Grosso do Sul de abril até agora.

Diante do maior rigor na fiscalização e do apoio incondicional do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que tem notificado os escritórios do Iagro sobre bovinos suspeitos, o volume de apreensões está sendo maior e o DOF já apreendeu 108 animais somente no último mês.

A primeira apreensão, em Porto Murtinho, ocorreu no dia 26 de abril na Chácara Teruide. Foram 18 bovinos sem documentos que comprovassem a procedência. Na última sexta-feira foram abatidos no frigorífico Bom Charque outros 50 bovinos apreendidos mais recentemente na Fazenda Itaipu, em Japorã, nas mesmas condições. O abate é feito, descontado o ICMS e o restante do valor depositado em conta vinculada do Iagro. Se o dinheiro não for reclamado pelo proprietário em cinco anos passa a ficar a disposição do órgão.

O diretor de Operações do Iagro, Osvaldo Pereira Dias, afirma que, mais que a sonegação, o trabalho é importante para proteger a sanidade do rebanho estadual. “Não podemos nos arriscar com animais que não sabemos de onde vêm”.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira) e Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Nathaniel Cintra disse:

    Parabens ao IAGRO,

    O grande risco do retorno da aftosa tem o ponto crítico nas fronteiras e no contrabando de gado.

    Sucesso,