A preocupação cada vez maior dos consumidores com a segurança dos alimentos leva ao estabelecimento de normas que atestem a qualidade e a origem dos produtos. Em vigência desde 1o de setembro de 2005, a nova norma ISO 22000 especifica requisitos de gestão da segurança de alimentos para que as organizações ligadas à cadeia produtiva demonstrem sua capacidade de controlar os perigos potenciais ligados aos seus processos.
A maneira como essa norma afetará as exportações é o tema do seminário “Certificação de Alimentos”, que será realizado em 27/10, em São Paulo. Ian David Hill, gerente-geral da Agropecuária Jacarezinho, uma das principais fornecedores de carne padrão exportação do Brasil, abordará o assunto no âmbito da indústria de carnes. A apresentação de Hill será “Implantação da Norma na Agroindústria Processadora de Carnes: Reengenharia na Gestão de Processos com Foco na Produção e Distribuição” e está marcada para as 15:30 horas.
A norma ISO 22000 foi desenvolvida por profissionais da indústria de alimentos conjuntamente com especialistas de organizações internacionais e cooperação do Codex Alimentarius Comission (Fórum internacional de normalização de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas por meio da FAO: Food and Agriculture Organization e da OMS: Organização Mundial de Saúde, criado com a finalidade de proteger a saúde dos consumidores), Global Food Safety Initiative (GFSI) e Confederation of Food and Drink Industries of the European Union (CIAA).
Serviço
Seminário Certificação de Alimentos – Saiba como a ISO 22000 afetará as exportações de carnes
Data: 27 de outubro de 2005, às 15:30 horas
Tema: “Implantação da Norma na Agroindústria Processadora de Carnes: Reengenharia na Gestão de Processos com Foco na Produção e Distribuição”
Palestrante: Ian David Hill, gerente geral da Agropecuária Jacarezinho
Local: Pestana São Paulo, Rua Tutóia, 77 – São Paulo (SP)
Fonte: Assessoria de imprensa da Jacarezinho