Semana agitada, BM&F recua e frigoríficos iniciam pressão baixista
26 de junho de 2008
Análise Gráfica – contrato futuro boi gordo: 29-06-2008
30 de junho de 2008

IBGE: abates recuam no 1º trimestre

De acordo com a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no 1º trimestre de 2008 foi registrado o abate de 7,155 milhões de cabeças de bovinos, indicando queda de 10,1% com relação ao mesmo período de 2007 e de 3,1% com relação ao 4º trimestre daquele ano, refletindo a baixa disponibilidade de boi gordo para os frigoríficos.

De acordo com a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no 1º trimestre de 2008 foi registrado o abate de 7,155 milhões de cabeças de bovinos, indicando queda de 10,1% com relação ao mesmo período de 2007 e de 3,1% com relação ao 4º trimestre daquele ano, refletindo a baixa disponibilidade de boi gordo para os frigoríficos.

Entre os meses do trimestre atual, o mês de março apresentou a maior queda no número de animais abatidos (-17,6%) em relação ao ano anterior. Esta queda no volume de animais abatidos interrompe uma tendência de crescimento do abate bovino no 1º trimestre observada desde o início da pesquisa em 1997. Desde o ano passado o volume de animais abatidos diminuiu a cada trimestre, acompanhando a escassez de oferta de boi gordo, cujos preços vêm subindo desde então.

No 1º trimestre de 2008, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, os estados de Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul, que juntos representaram 38,8% do total de animais abatidos, registraram também as maiores reduções no volume de abate, em valores absolutos, totalizando menos 567,5 mil animais abatidos. Nesse mesmo período, o Rio Grande do Sul apresentou a maior redução relativa (-22,7%). Ainda nessa comparação, a região Nordeste foi a única a registrar aumento no abate (5,3%), influenciado pelo resultado da Bahia (7,3%), maior produtor de carne bovina nordestina.

Em relação ao 4º trimestre de 2007, todas as categorias apresentaram quedas no número de animais abatido, à exceção de vacas e novilhas.

Segundo nota do IBGE, no mercado de comercialização externa de carne bovina observou-se redução do volume exportado de 27,6% no 1º trimestre de 2008, em relação ao mesmo período de 2007. Por sua vez, o faturamento aumentou 5,2%, que compensa a queda no volume comercializado. O preço médio da tonelada de carne bovina foi de US$3.528 no período contra US$2.426 em 2007(Secex).

Fonte: IBGE

0 Comments

  1. MARCOS ANTONIO DA COSTA disse:

    Parabéns pela iniciativa de relatar tais informações tão importantes num momento muito oportuno para todos que atuam na área do agronegócio.