O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou ontem a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2002, que traça um perfil da produção brasileira de animais e de produtos de origem animal. Na mensuração do rebanho, foi analisado o efetivo de animais em 31 de dezembro de 2002.
As regiões mais representativas são: Centro-Oeste (35,37%), Sudeste (20,46%), Norte (16,41%) e Sul (14,85%). O crescimento da produção das regiões Centro-Oeste e Norte do País tem sido registrado desde o final da década de 1980, superando áreas tradicionais de pecuária bovina, como as do Sul. Os principais rebanhos de bovinos encontram-se nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.
O rebanho nacional de bovinos inclui animais especializados e de natureza mista. Os principais municípios produtores de bovinos em 2002 foram Corumbá e Ribas do Rio Pardo, ambos no Mato Grosso do Sul, e São Félix do Xingu, PA. Os dez principais municípios (Gráfico 2) concentram cerca de 5% do rebanho nacional de bovinos.
Em 2001, São Félix do Xingu pulou da sétima posição para a terceira em apenas um ano. Em 2002, consolidou-se como detentor do terceiro rebanho nacional. Em 2002, Nova Crixás, GO, que ocupava a 21a posição em 2001, passou para a décima, devido ao crescimento de 31% de um ano para o outro. Esse aumento pode ser explicado pela instalação de novas unidades frigoríficas na região, pois a proximidade das unidades fornecedoras em relação às processadoras diminui os custos de organização da produção.
Fonte: Assessoria de Imprensa do IBGE, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Gostaria de alertar que em um raio de 300km estão as cidades de Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Agua Clara e Camapuã.
Região de terra considerada “fraca”.
Como se diz aqui na região… Santa Brachiaria e Santo Nelore.
Abraços!