Produtor cobra recursos para defesa agropecuária
27 de novembro de 2003
Uruguai tem projetos inovadores para exportar carnes
1 de dezembro de 2003

IBGE traça perfil da pecuária de corte brasileira em 2002

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou ontem a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2002, que traça um perfil da produção brasileira de animais e de produtos de origem animal. Na mensuração do rebanho, foi analisado o efetivo de animais em 31 de dezembro de 2002.

As regiões mais representativas são: Centro-Oeste (35,37%), Sudeste (20,46%), Norte (16,41%) e Sul (14,85%). O crescimento da produção das regiões Centro-Oeste e Norte do País tem sido registrado desde o final da década de 1980, superando áreas tradicionais de pecuária bovina, como as do Sul. Os principais rebanhos de bovinos encontram-se nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

O rebanho nacional de bovinos inclui animais especializados e de natureza mista. Os principais municípios produtores de bovinos em 2002 foram Corumbá e Ribas do Rio Pardo, ambos no Mato Grosso do Sul, e São Félix do Xingu, PA. Os dez principais municípios (Gráfico 2) concentram cerca de 5% do rebanho nacional de bovinos.


Em relação ao ano anterior, praticamente não houve alterações no quadro da pecuária nacional, tendo havido apenas troca de posições entre os dez municípios detentores dos maiores rebanhos.

Em 2001, São Félix do Xingu pulou da sétima posição para a terceira em apenas um ano. Em 2002, consolidou-se como detentor do terceiro rebanho nacional. Em 2002, Nova Crixás, GO, que ocupava a 21a posição em 2001, passou para a décima, devido ao crescimento de 31% de um ano para o outro. Esse aumento pode ser explicado pela instalação de novas unidades frigoríficas na região, pois a proximidade das unidades fornecedoras em relação às processadoras diminui os custos de organização da produção.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IBGE, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Marco Garcia de Souza disse:

    Gostaria de alertar que em um raio de 300km estão as cidades de Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Agua Clara e Camapuã.

    Região de terra considerada “fraca”.

    Como se diz aqui na região… Santa Brachiaria e Santo Nelore.

    Abraços!