O resultado das vendas do varejo em novembro sinaliza para um nível recorde no volume de vendas do comércio varejista brasileiro em 2010. Até novembro do ano passado, as vendas do comércio varejista já acumulam aumento de 11% em 2010. As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foram destaque, entre as contribuições que ajudaram o desempenho positivo no período. No período, registraram alta de 9,3% sobre 2009.
O resultado das vendas do varejo em novembro sinaliza para um nível recorde no volume de vendas do comércio varejista brasileiro em 2010. Embora tenha ressaltado que o IBGE não faz projeções, o economista da coordenação de serviços e comércio do instituto, Nilo Lopes Macedo, comentou que o comércio brasileiro nunca encerrou um ano com alta de dois dígitos em seu volume de vendas, na variação anual. Mas, até novembro do ano passado, as vendas do comércio varejista já acumulam aumento de 11% em 2010.
“Não estou fazendo estimativas, mas pela lógica dos números, para que o desempenho do ano passado seja inferior a dois dígitos, o desempenho de dezembro teria de ser muito pequeno”, disse, acrescentando que o último mês de cada ano, historicamente, quase sempre apresenta bom desempenho nas vendas, devido às festividades no fim do ano.
Ainda segundo o especialista, no acumulado de 2010 até novembro, as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foram destaque, entre as contribuições que ajudaram o desempenho positivo no período. Entre janeiro e novembro do ano passado, o volume de vendas neste segmento registrou alta de 9,3% sobre 2009.
A matéria é de Alessandra Saraiva, publicada na Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.