A partir de hoje, cinco veterinários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) estarão participando em Manaus (AM), de um ciclo de reuniões com técnicos e diretores do Mapa e da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Amazonas - Codesav (vinculada à Secretaria de Estadual de Produção Rural - Sepror).O objetivo é a definição das ações da 2ª Operação Vacinal Oficial contra Febre Aftosa e Recadastramento dos Rebanhos na Calha do Rio Amazonas.
A partir de hoje, cinco veterinários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) estarão participando em Manaus (AM), de um ciclo de reuniões com técnicos e diretores do Mapa e da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Amazonas – Codesav (vinculada à Secretaria de Estadual de Produção Rural – Sepror).
O objetivo é a definição das ações da 2ª Operação Vacinal Oficial contra Febre Aftosa e Recadastramento dos Rebanhos na Calha do Rio Amazonas. A partir da próxima semana, os órgãos parceiros pretendem visitar propriedades rurais em 16 municípios localizados ao longo do rio.
Os técnicos da Idaron, Codesav e Mapa vão realizar atividades de educação sanitária animal com os produtores, imunização de bovinos e bubalinos, além da coleta de sangue dos rebanhos para a realização de análises laboratoriais para saber se há ou não a presença do vírus da febre aftosa nas criações amazonenses.
“Fomos convocados pelo Ministério da Agricultura para auxiliar a vacinação no Amazonas, por conta da nossa experiência no combate à febre aftosa. Nós somos área livre da doença com vacinação, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal. Já o Amazonas, é considerada área de risco desconhecido pelo Mapa”, apontou o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, em reunião na última terça-feira com os veterinários da autarquia.
De acordo com o presidente da Idaron, as atividades em parceria com o MAPA e a Codesav seguem até o dia 31 de março, data prevista em calendário para o final dos trabalhos de vacinação e análise sorológica dos rebanhos de bovinos e bubalinos do Amazonas.
As informações são da Folha de Rondônia, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.