Identificar o sistema ou os sistemas de produção atuais da fazenda e levantar todo o estoque de rebanho dividido em categorias por idade e peso, é parte fundamental da estruturação de um projeto pecuário. Leia mais sobre este assunto e conheça o curso online Análise Técnico-Econômica de Projetos em Pecuária.
Identificar o sistema ou os sistemas de produção atuais da fazenda e levantar todo o estoque de rebanho dividido em categorias por idade e peso, é parte fundamental da estruturação de um projeto pecuário.
Primeiramente é necessário indexar o peso das categorias em arrobas (@) de boi gordo. Ou seja, se o valor da @ de fêmeas na região é 10% abaixo da @ de boi deve-se multiplicar o peso total em @ da categoria vacas por 0,9 para transformar em @ de boi.
Dessa forma pode-se multiplicar o total de @ indexadas em @ boi pelo valor de mercado e tem-se o imobilizado em animais.
Se a propriedade tiver histórico de rebanho, com a dinâmica de compras, vendas e nascimentos e os pesos, de anos anteriores, será possível levantar a quantidade de @ produzidas e o desfrute da fazenda até então, o que respalda o estudo de viabilidade daquele e de outros sistemas.
Este conteúdo acima faz parte do primeiro módulo do curso online Análise Técnico-Econômica de Projetos em Pecuária.
Neste curso, elaborado pelos médicos veterinários Rodrigo Martins Alves de Mendonça e Flávio Luiz Geraldi Araújo, os alunos terão ferramentas e detalhes para planejar estrategicamente sua atividade, levando em conta a viabilidade econômica e financeira de seu negócio Para saber mais detalhes sobre este curso acesse a página Análise Técnico-Econômica de Projetos em Pecuária |