Em São Paulo, o índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), caiu 0,46% em fevereiro, ficando 1,53 ponto percentual acima do de janeiro de 2004. Com a plena colheita da safra de verão do ano agrícola de 2003/04 e mesmo com a alta das commodities no mercado internacional, não ocorreu uma recuperação dos preços agrícolas no mês, em função da fraca demanda interna e da valorização do real.
Dos 19 produtos pesquisados, somente quatro apresentaram aumento no preço em fevereiro (batata, café, cebola e ovos). No segmento animal, a forte elevação nas cotações dos ovos gerou a variação positiva de 3,51% nos preços do grupo, devido ao pequeno recuo nos preços das aves, boi (-0,86%) e suíno.
Em 2004 a variação acumulada do IPR foi negativa em 2,44%, em comparação com a variação positiva de 1,58% do IGP-M e de 0,85% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica perda de poder de troca no período para os agricultores de 4,02 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 2,29 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, em 2004, estão apresentando perdas para os produtores, desde o início do ano.
Fonte: IEA, adaptado por Equipe BeefPoint