Principais indicadores do mercado do boi – 07-10-2016
7 de outubro de 2016
No Elena, em Buenos Aires, bife leva nome e sobrenome do cliente
7 de outubro de 2016

IGP-DI sobe 0,03% em setembro, de 0,43% em agosto, informa FGV

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou para 0,03% em setembro, de 0,43% em agosto, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em igual mês de 2015, a variação foi de 1,42%. Com isso, o indicador acumula alta de 6,10% no ano e de 9,74% em 12 meses. A variação em 12 meses não ficava abaixo de dois dígitos desde setembro do ano passado, quando marcou 9,31%.

Essa desaceleração expressiva no IGP-DI de setembro foi puxada pela queda dos preços agropecuários no atacado e também pela redução da alta dos preços ao consumidor, movimento beneficiado pela queda dos gastos com alimentação e transporte.

Em setembro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve queda de 0,03%, após alta de 0,50% em agosto, influenciado pelo recuo de 1,56% nos produtos agropecuários, que tinham subido 0,88% no mês anterior.

Separando-se o atacado por estágios de produção, houve queda de 0,36% nos bens finais, saindo de alta de 0,52% no mês anterior, influenciados pela queda de 7,76% nos alimentos in natura. A alta das matérias-primas brutas foi reduzida de 1,42% para 0,40%. Por fim, os bens intermediários reduziram a deflação de 0,37% para 0,06%, puxados pelos materiais e componentes para a manufatura, cuja variação passou de -0,84% para 0,14%.

No varejo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desacelerou de 0,32% em agosto para 0,07% em setembro, com seis de suas oito classes de despesa registrando taxas mais baixas. A maior contribuição partiu do grupo alimentação (0,69% para -0,14%).

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.