A Confederação Mundial de Braford e a Asociación Braford Argentina apresentam, nesta semana para o Brasil, o II Congresso Mundial de Braford. Dois grandes eventos marcam o lançamento. Na segunda-feira, dia 17, acontece um almoço em Porto Alegre, às 12h45, no Restaurante Dado Garden. Já no dia 18, o Congresso será apresentado em São Paulo (SP), no Restaurante Leôncios, às 12h15. Os eventos são destinados para a imprensa, associados e convidados especiais. O II Congresso Mundial de Braford vai ser realizado dias 30 e 31 de maio, em Corrientes, Argentina.
O presidente da Asociación Braford Argentina, Luiz Otero Monsegur, e a presidenta da Confederação Mundial de Braford, Greice Martins, vão detalhar para os presentes nos eventos toda a programação do Congresso. Entre as atividades que vão ser apresentadas estão as palestras ministradas no encontro, além do roteiro das propriedades que serão visitadas, desde Buenos Aires até Corrientes.
O objetivo do II Congresso, chancelado pela Confederação Mundial de Braford e organizado pela Asociación Braford Argentina, é divulgar a raça, desenvolvendo o mercado mundial do produto. Primeiramente, acontece o pré-congresso, onde serão realizadas visitas aos principais criatórios argentinos. Depois estão programadas as atividades do Congresso em si, que inclui palestras, simpósios, entre outros. Por último, ocorre o pós-congresso, com a realização da Feira Internacional de Animais Braford. Durante o Congresso também vão ser apresentados os cinco melhores touros e ventres da raça.
Os países que fazem parte da Confederação Mundial de Braford são: África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Estados Unidos, México, Paraguai e Uruguai. A Confederação foi criada durante a realização do I Congresso Mundial de Braford, em 2000, no Brasil. A raça Braford tem grande representatividade nos países do Mercosul. Existem registrados 70 mil animais no Brasil, 17 mil no Uruguai, 35 mil no Paraguai e 170 mil na Argentina.
Fonte: ABHB