Mercado Físico da Vaca – 27/01/10
27 de janeiro de 2010
Mercados Futuros – 28/01/10
29 de janeiro de 2010

ILP: tecnologia da Embrapa é destaque na Inglaterra

O sistema integração lavoura-pecuária, apresentado pela coordenação do Labex Europa no 1004º Ciclo de Conferências "Wilton Park", em Wiston House, na Inglaterra, reforça a liderança da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, otimizadas para as regiões tropicais. Um dos mais concorridos fóruns sobre ciência e tecnologia, organizado pelo governo britânico, a conferência rendeu à estatal brasileira a atenção de dirigentes de governos, de organizações não-governamentais, bem como instituições de pesquisa de 18 países.

O sistema integração lavoura-pecuária, apresentado pela coordenação do Labex Europa no 1004º Ciclo de Conferências “Wilton Park”, em Wiston House, na Inglaterra, reforça a liderança da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, otimizadas para as regiões tropicais.

Um dos mais concorridos fóruns sobre ciência e tecnologia, organizado pelo governo britânico, a conferência rendeu à estatal brasileira a atenção de dirigentes de governos, de organizações não-governamentais, bem como instituições de pesquisa de 18 países. Muitos dos participantes querem conhecer de perto a tecnologia – que consiste no plantio de culturas anuais para produção de grãos associados a pastagens, visando sistemas integrados de lavoura-pecuária – levada a Wiston House pelo coordenador do Labex Europa, Pedro Arcuri.

De acordo com Arcuri a direção da International Federation of Agriculture Producers (IFPA) – organização que reúne produtores de todo o mundo, inclusive brasileiros – sugeriu uma visita ao Brasil para conhecer as tecnologias da Embrapa.

“Foi uma oportunidade para reiterar ao público internacional o interesse da Embrapa em promover parcerias e outras ações conjuntas em pesquisa para desenvolver as novas tecnologias que irão garantir o abastecimento de produtos agrícolas nas próximas décadas, de modo sustentável, mas intensiva o suficiente para abastecer uma população mundial de até 9 bilhões de pessoas em 2050”, comenta Pedro Arcuri.

A apresentação de Arcuri também aguçou a intenção do governo norueguês em dialogar sobre ações conjuntas de cooperação. O foco, conforme relatou a representante do Ministério da Agricultura da Noruega, Masst Mette, ao coordenador do Labex Europa são ações conjuntas em Moçambique – país onde a estatal brasileira tem pelo menos dois projetos estruturantes que começam a ser executados este ano.

O Ciclo de Conferências Wilton Park, realizado na semana passada, é um dos mais tradicionais eventos organizados pelo governo britânico desde 1946. A Wilton Park (www.wiltonpark.org.uk) é uma agência academicamente independente que tem a missão de reunir tomadores de decisão e formadores de opinião internacionais para apresentarem, discutirem e proporem sugestões e novos caminhos para a elaboração de recomendações – ao governo e a organismos mundiais – para a formulação de políticas públicas.

As informações são da Embrapa, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.