O presidente do Centro Técnico Interprofissional das Oleaginosas Metropolitanas - CETION (órgão técnico francês voltado para a pesquisa e o desenvolvimento da produção de oleaginosas) -, Bernard de Verneuil e equipe, foram recebidos pelo diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, na quinta-feira (4), na sede da empresa em Brasília. A técnica de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta que está está relacionada ao movimento internacional para a criação de uma agricultura mais conservacionista chamou a atenção dos franceses.
O presidente do Centro Técnico Interprofissional das Oleaginosas Metropolitanas – CETION (órgão técnico francês voltado para a pesquisa e o desenvolvimento da produção de oleaginosas) -, Bernard de Verneuil e equipe, foram recebidos pelo diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, na quinta-feira (4), na sede da empresa em Brasília.
Os pesquisadores da Embrapa e do CETION intercambiaram informações, experiências e conhecimentos durante todo o período da tarde. A técnica de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta chamou a atenção dos franceses.
Essa visita, conforme o chefe da Assesssoria de Relações Internacionais (ARI), Elísio Contini, está relacionada ao movimento internacional para a criação de uma agricultura mais conservacionista, com proteção do solo e que seja, ao mesmo tempo, rentável.
A equipe francesa permanece no Brasil até a próxima sexta-feira (12). Ao longo da semana visitará uma fazenda parceira da Embrapa, em Cristalina (GO); a Embrapa Arroz e Feijão, próxima à capital goiana; a Embrapa Amazonia Oriental, em Belém (PA), e a agricultura desenvolvida em Paragominas (PA).
O CETION, sediado em Paris, foi criado em 1957. Trabalha, principalmente, com colza, girassol, soja e linho. É financiado pelos produtores de oleaginosas e suas organizações profissionais, com as quais desenvolve inovações tecnológicas.
A matéria é de Mônica Silveira da Embrapa, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Boa noite, realmente nós estamos dando exemplo para o mundo, com o encontro em Copenhagen percebemos que ninguém no mundo abre mão do desenvolvimento/produção por preservação ambiental. Mas mesmo com todas as barreiras que vem sendo impostas ao Brasil estamos dando exemplo ao mundo.
Em parceiria com a Embrapa tenho um projeto ILPF em minha fazenda e acredito ser uma das saidas para recuperação de áreas degradadas e aumento de produtividade sem o desmatamento e ainda aproveitando a madeira de diversas espécies, exóticas ou nativas.
Através deste projeto e a Embrapa recebemos a mais ou menos 5 meses atras a visita de um americano interessado em fazer uma reportagem deste projeto querendo mostrar para o USA o que esta sendo feito no Brasil. Ontem, 08/02 saiu a reportagem no jornal americano The Washington Post que vocês podem acessar no link abaixo:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/02/08/AR2010020800005.html
É bom ressaltar que esta divulgação e sucesso só foi alcançado graças ao excelente trabalho de pesquisa que a EMBRAPA vem desenvolvendo no nosso país, mostrando ser um dos orgãos de pesquisa mais importante do mundo.
Obrigado
Mario Wolf Filho
Nova Canaã do Norte – MT