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Imagem do agro é positiva no Brasil, mas há ressalvas

O agro está entre os setores mais admirados pelos brasileiros, mas a população mais “madura” é crítica em relação aos impactos ambientais de suas cadeias produtivas. É o que mostrou pesquisa idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, lançado no início de 2021 com apoio da Esalq/USP e de dezenas associação ligadas ao setor. Participaram da pesquisa, realizada com apoio da BrazilPanels, 4.215 pessoas de todo o país

Dos entrevistados, 68% declararam admirar o agro, percentual semelhante ao da área de atacado/varejo e menor apenas que os dos setores de alimentos e bebidas (71%) e tecnologia (70%). Na sequência vêm saúde (67%), saneamento (66%) e energia (64%). Em contrapartida, 7% das pessoas afirmaram não admirar o agro, ante 4% nos casos de alimentos e bebidas e também de tecnologia.

Apresentados nesta quarta-feira na Fundação Dom Cabral, os resultados da pesquisa mostraram, ainda, que 43% dos entrevistas revelaram ter grande envolvimento com o agro, e que o alimento é a imagem mais associada ao setor para 78%. Mas, se a maioria admira o agro, em grande medida pelos “muitos benefícios” que o setor traz para a economia do país, a questão ambiental é um ponto de atenção.

Para 38% dos entrevistados entre 30 e 59 anos, o agro é um dos principais responsáveis pelos problemas ambientais do país, o dobro que o total da amostra (19%). Para 31% das pessoas desse grupo, o setor também utiliza os recursos hídricos brasileiros de maneira insatisfatória. JBS, Ambev, Friboi (da JBS), Sadia (da BRF), Bunge e Embrapa, nessa ordem, foram as marcas do agro mais lembradas pelos entrevistados.

Fonte: Valor Econômico.

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