Mercado da carne bovina no atacado – 31/07/06
1 de agosto de 2006
Adequação Ambiental – conteúdo completo da 1a conferência online
3 de agosto de 2006

Imagem do Aussie Beef no Japão é vantagem competitiva

As vendas da marca de carne bovina australiana no mercado japonês – Aussie Beef – deverão permanecer fortes apesar do anúncio feito na semana passada de que as importações de carne bovina dos Estados Unidos pelo Japão voltarão a ser permitidas, declarou o Meat and Livestock Australia (MLA).

Segundo reportagem do site MeatNews.com, o diretor gerente do MLA, David Palmer, disse que a demanda por carne bovina australiana no Japão aumentou muito nos últimos três anos – mais de 125 mil toneladas, ou 45% desde 2003, para um recorde de 405 mil toneladas exportadas no ano passado. “Durante este período, nossa carne bovina ganhou muitos consumidores novos no Japão. Tanto os consumidores como a indústria de alimentos apreciam sua qualidade e os sistemas naturais pelos quais a carne é produzida”.

O MLA e a indústria de carne bovina da Austrália fizeram duas importantes promoções da carne no varejo do Japão nos últimos seis meses, visando fortalecer a imagem da carne bovina australiana e aumentar as vendas no Japão, com mais promoções previstas nos próximos 12 meses.

Palmer disse que as condições limitadas aplicadas às importações de carne dos EUA ajudarão as vendas de carne da Austrália no mercado japonês. “Essas limitações afetarão particularmente a capacidade dos EUA de fornecer grandes volumes de cortes únicos de carne bovina ao mercado japonês, área em que os EUA antes tinham uma vantagem competitiva significativa”.

Segundo Palmer, com a reentrada da carne dos EUA, um desafio para todos os fornecedores será aumentar a taxa de consumo de carne bovina no Japão para os mesmos níveis de antes da crise da EEB ou ainda maior. “De acordo com uma pesquisa do AC Nielsen, 68% dos consumidores japoneses expressaram o desejo de comprar a Aussie Beef e nós estamos ativamente promovendo nossa carne bovina para garantir que eles possam”.

Segundo ele, a Austrália tem uma posição forte no Japão porque desenvolveu sua mais significativa vantagem competitiva: a imagem positiva de sua carne bovina. “A Aussie Beef abrange mais de 50% do consumo total de carne bovina do Japão”.

Os comentários estão encerrados.