O Sindicato dos Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo) decidiu não entrar na discussão de autorizar ou não a instalação das balanças da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) nas empresas. Ficou acordado, conforme o presidente da entidade, Luiz Antônio Freitas, que a federação discutirá o assunto com cada frigorífico.
Mas ele, como empresário, é contra a medida e garante que não aceitaria uma balança da Famato em seu frigorífico. Freitas destaca que o Sindifrigo preferiu se ausentar da discussão porque não pode decidir o que vai ser feito dentro das empresas.
Ele admite que sempre existiu conflito entre os pecuaristas e os frigoríficos na questão de peso do gado abatido, mas considera uma falta de bom senso o que a entidade acredita ser uma solução para o problema. “Eu acho que seria mais inteligente trabalhar com o órgão que sempre esteve à disposição para fiscalizar, o Inmetro”, defende.
Para Freitas, o ideal seria que onde houvesse queixa fosse solicitada uma fiscalização do Inmetro e, caso fosse comprovada a irregularidade, a empresa fosse punida.
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe BeefPoint