A EU divulgou dados no inicio de 2005 relatando os impactos da CAP reform (reforma da política agrícola da UE, para saber mais clique aqui). Os documentos divulgados deixaram evidente uma queda de consumo de carne bovina e também uma queda de produção. A queda de produção se mostra maior que a queda do consumo, ocasionando assim um aumento das importações para suprir o mercado interno da EU.
O aspecto positivo para os países exportadores de carne bovina (caso do Brasil) é que, juntamente com este aumento das importações ocorrerá um aumento de preço da carne no mercado interno da UE. Esse aumento ocorrerá devido a queda da produção (-1,7%) será maior que a queda do consumo (-1%). As exportações aumentarão devido aos preços mais competitivos no mercado interno europeu.
Um aumento nos preços da carne combinado com uma redução dos subsídios de produção irá desencadear uma redução do rebanho. Com uma queda de 7% no número de matrizes de gado de corte e uma queda de 2,2% no rebanho total de vacas (corte e leite) até 2010.
As exportações também diminuirão devido à baixa competitividade no mercado externo do produto europeu. Todos estes fatores juntos indicam uma considerável mudança de cenário na cadeia da carne européia, que terá suas importações aumentadas em 64,6% até 2010.