Após um aumento de 379% nas importações de carne bovina durante 2013, a China importou 258.175 toneladas até agora nesse ano (até outubro), 9% a mais que no ano anterior. Embora as importações de carnes da Nova Zelândia e do Uruguai tenham aumentado, os volumes importados do Canadá e da Austrália caíram.
As importações de carne bovina da Austrália e do Canadá pela China até outubro de 2014 declinaram em 3% e 28%, respectivamente, representando 45% e 5% do mercado total. Apesar do declínio, a Austrália continua sendo o principal fornecedor.
O segundo maior fornecedor foi o Uruguai, com uma participação de 30% do mercado. As maiores compras chinesas de carne uruguaia nesse ano foram principalmente de produtos com osso.
A participação de mercado da Nova Zelândia na China, apesar o aumento de 11% em volume, permanecem em 24% até outubro. Nesse caso, o principal produto importado foi carne bovina sem osso.
A previsão de exportações de carne bovina australiana à China continua positiva, especialmente em médio e longo prazo, com a assinatura recente do Acordo de Livre Comércio entre os dois países que, quando for retificado, eliminará as tarifas da carne australiana nos próximos quatro a nove anos.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e resumida pela Equipe BeefPoint.