USDA fortalece políticas de segurança alimentar
1 de outubro de 2002
Representante de certificadora espanhola visita Paraná
3 de outubro de 2002

Importações de carne bovina dos EUA continuam aumentando

No primeiro semestre de 2002 os Estados Unidos importaram 560 mil toneladas de carne bovina o que significou um aumento de 2% com relação ao mesmo período de 2001. Apesar das importações de carnes provenientes do Canadá terem aumentado, a Austrália é o principal fornecedor de carne aos EUA. As compras de carne da Nova Zelândia diminuíram 13%, tendo sido importados neste período um total de 118 mil toneladas deste país.

Esta queda nas importações de carnes neozelandesas ocorreu principalmente nos primeiros quatro meses do ano, quando estas se reduziram à metade com relação ao volume normalmente importado pelos EUA. Apesar das importações de carnes provenientes do Brasil terem se reduzido em 2001, até agora em 2002 as mesmas vêm mostrando uma evolução positiva, mantendo-se em níveis superiores aos de 2000.

Ao contrário, as importações norte-americanas de carne bovina proveniente do Uruguai e da Argentina se mantiveram bem baixas, devido aos problemas sanitários que fecharam estes mercados para carne fresca. A persistente seca que limitou a produção de forragens teve como conseqüência uma liquidação dos animais existentes que, no segundo quadrimestre do ano, gerou o aumento da produção em 5%.

As exportações de carne bovina dos EUA aumentaram 7% nos primeiros seis meses de 2002. A maioria destas exportações tem como destino o Japão, apesar do impacto ocorrido na demanda japonesa por carne bovina devido ao surgimento de casos de encefalopatia espongiforme bovina no país. O total de exportações ao Japão foi 30% menor do que no ano passado. Ao contrário, as exportações à Coréia do Sul tiveram uma evolução muito positiva, tendo sido exportados neste período o dobro do que se exportou no mesmo período do ano anterior.

A combinação de fatores – crescimento da economia coreana, fortalecimento da moeda coreana, redução da produção e aumento da demanda devido ao Festival Coreano Chusok – favoreceu o aumento das importações.

Fonte: Notícias dos Mercados de Carne Bovina, Coordenação de Mercados Pecuários, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação da Argentina (Sagpya), publicado em E-campo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.