Apesar do declínio nas exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao México no ano passado, principalmente devido aos efeitos da crise econômica global, o país continua sendo o maior mercado para carne bovina dos Estados Unidos. Entretanto, o grande volume de carne bovina dos Estados Unidos que entra em território mexicano tem causado problemas a centenas de produtores e criadores.
Apesar do declínio nas exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao México no ano passado, principalmente devido aos efeitos da crise econômica global, o país continua sendo o maior mercado para carne bovina dos Estados Unidos.
Entretanto, o grande volume de carne bovina dos Estados Unidos que entra em território mexicano tem levado centenas de produtores e criadores a desaparecer. Além disso, cerca de 30% dos proprietários e gerentes do setor de carnes deixaram suas fazendas para migrar para os Estados Unidos, disse o presidente da Associação de Exportadores de Gado do México, Miglyol German Gonzalo.
A carne dos Estados Unidos é vendida aos consumidores mexicanos a preços muito menores do que a carne doméstica – cerca de 50% menores. Os produtores locais não podem competir.
De acordo com a Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF), o México ainda é o maior mercado de exportação de carne do país, mas no ano passado o volume de exportações ao México caiu em 27%, para 292.000 toneladas, com um valor de US$ 909 milhões. Até agora, o México permite a entrada de carne bovina sem osso e com osso dos Estados Unidos de animais de 30 meses de idade ou menos.
A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.