Aumenta pressão competitiva sobre exportações de carne bovina australiana para a China em 2016
6 de maio de 2016
Cepea: Preço segue em queda no Brasil; exportação volta a cair
6 de maio de 2016

Importações de carne pela Rússia deverão cair em 2016

As importações de carne da Rússia cairão à medida que a demanda por carnes estrangeiras cai e as companhias reduzem suas compras externas, de acordo com o Instituto Russo para Estudos de Mercados Agrícolas (IKAR).

O analista chefe do IKAR, Daniel Khotko, disse que as importações de carne bovina e subprodutos reduziriam em 32-35%, para 400.000-415.000 toneladas nesse ano.

Os representantes dos maiores processadores de carne do país confirmaram que o setor estava sinalizando novos contratos com produtores russos, porque eles eram capazes de oferecer melhores preços sobre as matérias-primas.

“A possibilidade de as companhias de carnes aumentarem os preços é muito limitada, enquanto os custos de produção estão aumentando, o que afeta negativamente a rentabilidade”, disse o presidente da União Russa de Carnes, Musheg Mamikonian. “O aumento na oferta hoje excede o aumento na demanda até mesmo para carne de aves. A demanda aumentou em 2%, enquanto a oferta aumentou em 8% em 2015. Qualquer excesso de produtos no mercado afetará os preços negativamente”.

Ele também expressou dúvidas sobre a viabilidade da atual estratégia de “substituição das importações”, afirmando que a autossuficiência em carnes não é um fim em si mesma e que a Rússia deve vender e comprar sua produção de carne para e do mercado externo, de forma que a indústria possa ter estabilidade. Essa ideia também tem sido apoiada por uma série de outros participantes do mercado”.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.