As importações de carne bovina do Japão deverão aumentar 9% chegando a 870 mil toneladas, com os Estados Unidos sendo responsáveis por 47% destas importações, de acordo com um relatório recente publicado pelo Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (FAS/USDA).
O relatório informa que os altos preços da carne bovina doméstica e importada deverão levar a um lento crescimento no consumo que alcançará um aumento de 3%, ou 1,37 mil toneladas. O fornecimento doméstico também deverá cair cerca de 1%.
O crescimento na demanda e a redução na oferta doméstica provavelmente serão as causas de um aumento nas importações, mas devido aos mais altos preços internacionais, a demanda de importação deverá ficar em 9%, segundo o relatório.
O relatório informa que a tarifa de importação de carne bovina resfriada pelo Japão, que foi lançada como medida de salvaguarda, provavelmente não será novamente lançada em 2004. Além disso, o relatório informou que os maiores preços da carne bovina norte-americana colocam a indústria em uma desvantagem competitiva com relação à carne bovina australiana.
As importações de carne suína pelo Japão deverão cair 3% devido à maior oferta doméstica. Os EUA deverão representar 33% deste mercado.
Fonte: Meatingplace.com (por Eric Hanson), adaptado por Equipe BeefPoint