Novas saladas, frango grelhado e água de coco estão entre as alternativas para os clientes. Nada de dois hamburgueres, alface com molho especial, cebola e picles no pão de gergelim. A nova campanha do McDonald’s que estréia no próximo dia 29, batizada de “Saladas e Muito Mais”, vai destacar desta vez um cardápio à base de novas saladas, frango grelhado, chá gelado, água de coco e iogurte com frutas frescas.
Ou, como destaca o texto de divulgação do lançamento, “novas opções de refeições nutritivas e saudáveis que ajudarão a ter uma vida mais equilibrada”.
Com um investimento da ordem de R$ 7 milhões, a campanha apresentará ao público os sete lançamentos que irão integrar o cardápio dos 548 pontos de venda da rede: o sanduíche Chicken Grill; o Iogurte Parfait; um chá gelado light sabor pêssego; uma bebida com apelo bem brasileiro, água de coco; e uma nova linha de saladas, com três opções.
As principais atrações serão as saladas Premium Salad, Premium Salad Grill e Premium Salad Crispy, servidas em porções que inclui alface americana, alface romana, cenoura, repolho roxo e tomate vermelho. A estes ingredientes serão adicionadas quatro verduras “babies”, com folhas verdes, vermelhas e amarelas, que podem ser acompanhadas de peito de frango crispy ou grelhado.
Tudo isso, de olho no chamado público “adulto jovem” e no universo feminino, em especial as mães, bem como na expectativa de aumentar de 1 milhão para 1,2 milhão o número de refeições vendidas nos seus restaurantes, no próximo verão. Esta época coincide tradicionalmente com um aquecimento dos negócios devido ao trânsito em pessoas em férias.
Daniel Arantes, diretor de marketing do McDonald’s, nega que a iniciativa seja uma resposta àqueles que insistem em associar o cardápio da rede ao crescimento do exército de obesos, principalmente nos Estados Unidos.
“Isso é resultado de dois anos de trabalho. A salada não vai substituir o hambúrguer no nosso cardápio. Afinal, uma refeição balanceada também precisa de carboidratos e proteínas”, comenta o executivo. Mas ele admite que, pelo menos em termos relativos, a carne bovina vem perdendo terreno no cardápio da rede.
Segundo o executivo, a carne bovina tem acompanhado a evolução das vendas da empresa, mas “hoje a sua participação no nosso mix é menor” em relação há quatro anos, quando o item salada passou a fazer parte dos produtos à disposição do consumidor brasileiro.
Atualmente, as refeições tendo a carne bovina como prato principal representam entre 60% e 70% das vendas do McDonald’s e as saladas, no máximo 5% do total. Naquele período, o faturamento da rede aumentou de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão.
O plano de divulgação da nova campanha inclui três filmes de 30 segundos, anúncios na mídia impressa, painéis e outdoors, além de materiais de ponto-de-venda e um hot site, criados pela empresa Taterka Comunicações.
Simultaneamente, o McDonald’s lança a nova versão de seu Guia Nutricional. Com tiragem inicial de 1,5 milhão de exemplares, o material traz informações sobre todos os produtos da rede, incluindo os lançamentos do menu “Saladas e Muito Mais” e dicas sobre saúde e alimentação.
A rede McDonald’s está presente em 149 cidades de 21 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Emprega 36 mil funcionários nos seus 1,2 mil pontos de vendas distribuídos pelo País, entre restaurantes (548 unidades), quiosques (609) e McCafés (48), por onde circula a média de 1,5 milhão de clientes, diariamente.
A empresa investe cerca de R$ 200 milhões por ano, dos quais cerca de R$ 20 milhões em programas de treinamento de funcionários. Atualmente, mantém 100 unidades pelo sistema de franquias.
A operação mundial do McDonald’s envolve 119 países, com mais de 31,1 mil lojas e 1,5 milhão de funcionários, registrando uma freqüência de cerca de 46 milhões de clientes por dia. A rede fechou o ano passado com um faturamento de US$ 45,93 bilhões e lucro de US$ 1,47 bilhão.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Amundsen Limeira), adaptado por Equipe BeefPoint