Parlamento britânico investiga ‘milionários da aftosa’
8 de agosto de 2001
Expectativa de aumento dos preços da carne bovina nos EUA
10 de agosto de 2001

Indea determina mais rigor para movimentar rebanho bovino na fronteira com a Bolívia

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) do Mato Grosso baixou uma portaria esta semana normatizando as transações que determinam que os pecuaristas de 14 municípios do Estado, que fazem fronteira com a Bolívia ou divisa com Rondônia e Pará, têm que obedecer a uma tramitação de documentos sanitários diferenciada para comprovar a vacinação contra a febre aftosa e para movimentar o rebanho. Segundo o órgão, o objetivo é evitar que o rebanho do Estado seja exposto ao risco de contaminação pela entrada irregular de animais provenientes dessas áreas vizinhas, que ainda não estão livres da doença.

A comunicação de vacinação somente poderá ser feita na unidade do Indea do município onde está localizada a propriedade rural. Caso o pecuarista queira retirar a documentação sanitária exigida para o transporte de animais – nas vendas, leilões, exposições – em outro município de sua conveniência, ele terá que seguir alguns procedimentos.

O primeiro deles é pedir ao escritório do Indea, ao qual o município da fazenda está ligado, a transferência da ficha da propriedade para o município de seu interesse. As informações sobre a vacinação serão, então, enviadas para esta segunda unidade – chamada de movimentação. Os dados vão compor uma ficha secundária da propriedade, em que vai constar todas as entradas e saídas de animais e as vacinações de cada etapa de campanha de imunização. Além disso, todas as alterações sanitárias que ocorrerem no rebanho – de bovinos, bubalinos, eqüinos, suínos, caprinos ou ovinos – também deverão ser comunicadas e constarão tanto na ficha primária, quanto na secundária.

Esta área conta com cerca de 12,5 mil propriedades e 3,4 milhões de cabeças de bovinos, contendo os seguintes municípios: Cáceres, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Apiacás, Paranaíta, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, São José do Xingu, Vila Rica e Santa Terezinha.

fonte: Gazeta Mercantil (por Francisca Medeiros), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.