CNA diz que processo contra Dilma é passo para a governabilidade
18 de abril de 2016
Agronegócio é destaque no terceiro CNAGRO
18 de abril de 2016

Indea estuda fim da vacinação contra febre aftosa para conquistar novos mercados

Representantes do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) participaram da 43a Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa 43), que aconteceu em Punta Del Este, no Uruguai. O encontro tem intuito de retirar as doses que previnem a Febre Aftosa na América do Sul.

De acordo com o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, no evento foi apresentado o panorama dos cinco anos de execução da última fase do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa), cujo objetivo é exterminar a doença até 2020. Além disso, deve entrar em discussão o banco de imunização de Mato Grosso, que deverá ser utilizado frente a um eventual foco.

Na avaliação de Nolasco, retirar a imunização das mais de 29 milhões de cabeças de gado não representa nenhum risco para os animais, já que a região Centro-Oeste completa, em 2016, 20 anos sem registro da febre aftosa.

Ele disse que foi apresentado um manual com os procedimentos que devem preceder a retirada da vacinação até em 2020. Caso seja firmado o acordo, os produtores mato-grossenses passarão a economizar mais de R$ 120 milhões ao ano com as doses. Para atingir esse objetivo, o Estado terá que assumir uma responsabilidade maior no setor produtivo, já que tira do produtor o dever de vacinar.

Apesar das incertezas, Nolasco acredita que o fim da vacinação poderá favorecer o estado e ajudar a conquistar novos mercados.

Fonte: 24 Horas News, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.