O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) inicia no próximo dia 20 um ciclo de palestras técnicas em nove regionais do órgão em Mato Grosso. Direcionadas a médicos veterinários que atuam no Estado, as palestras têm como objetivo orientar e divulgar as diretrizes que compõem o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal.
Organizados pela Coordenadoria de Controle de Doenças Animais, os ciclos vão expor, por meio de palestras técnicas, as manifestações da doença e capacitar mão-de-obra para implementação do programa. O treinamento será oferecido gratuitamente e são esperados cerca de 500 profissionais. As palestras terão início no dia 20 em Cuiabá. No dia 21, o ciclo prossegue para Rondonópolis, indo no dia 26 para Barra do Garças e no dia 27 para Água Boa. Em abril, o evento terá seqüência nos dias 2 e 4 em Barra do Bugres e Cáceres, respectivamente. O encerramento será em maio, nos dias 7, 8 e 22, nos municípios de Sinop, Alta Floresta e Juína.
Brucelose
“Todo este esforço tem como objetivo a erradicação da doença no Estado. No ano que vem, a vacinação será obrigatória em todo território estadual. Quem não vacinar ou não comunicar estará sujeito a multas e será impedido de transitar seu rebanho”, explica o presidente do Indea, Ênio Arruda.
Estima-se que em Mato Grosso a vacinação atinja um rebanho de cerca de 2,5 milhões de cabeças.
A vacinação deverá ser realizada de forma contínua, afinal são alvo da campanha as fêmeas bovinas ou bubalinas (búfalas) com três a oito meses de idade. A necessidade da vacinação se faz à medida em que o rebanho é renovado e cresce, e por isso deve ser feita initerruptamente.
A campanha desenvolvida pelo Indea será de conscientização junto aos criadores e de acompanhamento. Várias equipes do Instituto vão percorrer os municípios do Estado prestando orientações técnicas para a realização e manuseio dos produtos.
O criador terá que arcar com os custos da vacinação. Hoje cada dose está sendo vendida em Cuiabá por R$ 0,55, e a imunização é feita em dose única.
Fonte: Diário de Cuiabá (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint