EUA: Lançada campanha promocional da carne no Japão
18 de março de 2002
Goiás amplia negócios com produtos de origem animal
18 de março de 2002

Indea realiza ciclo de palestras no MT

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) inicia no próximo dia 20 um ciclo de palestras técnicas em nove regionais do órgão em Mato Grosso. Direcionadas a médicos veterinários que atuam no Estado, as palestras têm como objetivo orientar e divulgar as diretrizes que compõem o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal.

Organizados pela Coordenadoria de Controle de Doenças Animais, os ciclos vão expor, por meio de palestras técnicas, as manifestações da doença e capacitar mão-de-obra para implementação do programa. O treinamento será oferecido gratuitamente e são esperados cerca de 500 profissionais. As palestras terão início no dia 20 em Cuiabá. No dia 21, o ciclo prossegue para Rondonópolis, indo no dia 26 para Barra do Garças e no dia 27 para Água Boa. Em abril, o evento terá seqüência nos dias 2 e 4 em Barra do Bugres e Cáceres, respectivamente. O encerramento será em maio, nos dias 7, 8 e 22, nos municípios de Sinop, Alta Floresta e Juína.

Brucelose

“Todo este esforço tem como objetivo a erradicação da doença no Estado. No ano que vem, a vacinação será obrigatória em todo território estadual. Quem não vacinar ou não comunicar estará sujeito a multas e será impedido de transitar seu rebanho”, explica o presidente do Indea, Ênio Arruda.

Estima-se que em Mato Grosso a vacinação atinja um rebanho de cerca de 2,5 milhões de cabeças.

A vacinação deverá ser realizada de forma contínua, afinal são alvo da campanha as fêmeas bovinas ou bubalinas (búfalas) com três a oito meses de idade. A necessidade da vacinação se faz à medida em que o rebanho é renovado e cresce, e por isso deve ser feita initerruptamente.

A campanha desenvolvida pelo Indea será de conscientização junto aos criadores e de acompanhamento. Várias equipes do Instituto vão percorrer os municípios do Estado prestando orientações técnicas para a realização e manuseio dos produtos.

O criador terá que arcar com os custos da vacinação. Hoje cada dose está sendo vendida em Cuiabá por R$ 0,55, e a imunização é feita em dose única.

Fonte: Diário de Cuiabá (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.