São Paulo determina corredores sanitários para MS
20 de outubro de 2005
1º dia de campo Ponderosa Angus
24 de outubro de 2005

Indenização divide Rodrigues e Zeca do PT

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, divergiram em público ontem ao anunciarem a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de garantir indenização aos proprietários de animais sacrificados na área atingida por focos da febre aftosa.

Em entrevista no Itamaraty, Zeca disse que o governo pagará a “todos” os pecuaristas, mesmo os culpados pela doença. Rodrigues, por sua vez, afirmou que só “quem cumpre a lei adequadamente” receberá o benefício.

Mas ninguém disse de onde sairá o dinheiro e quanto será disponibilizado.

Rodrigues disse que o presidente deixou claro que não faltarão recursos para as indenizações e para o fundo de emergência, criado pelo governo de Mato Grosso do Sul, voltado a cerca de 3.500 produtores de cinco municípios da área atingida pelos focos da aftosa.

“Sempre que ficar comprovado que não houve vacinação, não terá indenização”, disse o ministro. “A própria lei estabelece que será indenizado quem cumpre seu compromisso adequadamente (vacinar o rebanho).”

O governador contou que, na reunião, Lula fez uma reclamação: “Zeca, Mato Grosso do Sul atrapalhou minha viagem à Rússia. Em vez de cuidar de outros negócios, eu só tinha de responder sobre febre aftosa”, teria dito o presidente.

O governador de Mato Grosso do Sul insistiu, no encontro com o presidente, que os focos de aftosa no Estado são resultado do contrabando de animais do país vizinho. “É muito apetitoso comprar gado lá, pois um novilho sai pelo menos R$ 100 a menos.”

Antes do encontro, Zeca do PT deu entrevista responsabilizando os produtores pelos focos da aftosa e dizendo que o governo só deveria pagar indenização aos produtores que haviam vacinado o gado.

Fonte: O Estado de São Paulo (por Leonencio Nossa), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Mario Roberto Villela Mattosinhos disse:

    Prezados senhores, que se intitulam governantes, vamos realmente aos fatos e não as fotos de quem esta lavando melhor toda esta sujeira com a qual convivemos hoje.

    Aos meus olhos, Governo Federal (PT) e Governo Estadual (PT-MS) disputam sim, uma estratégia para ver quem sai mais limpo desta sujeira toda, com os olhos nas próximas eleições.

    Se existe um virus de aftosa, que não se consegue combater… Que virus é este? Que se tem em nossos governantes, da qual não existe vacina para combate-lo.