Mercado Físico da Vaca – 03/04/09
3 de abril de 2009
Mercados Futuros – 06/04/09
7 de abril de 2009

Independência deve retomar abates nesta semana

O Frigorífico Independência pode reativar nesta semana a suas unidades de abate de Nova Andradina/MS e Janaúba/MG, cujas atividades estão suspensas desde o fim de fevereiro. Por causa da crise mundial e da falta de capital de giro, a empresa suspendeu os abates em todas as unidades do país. A direção do grupo anunciou que iria reabrir as indústrias, mas adotando medidas para "reduzir custos e aumentar a eficiência".

O Frigorífico Independência pode reativar nesta semana a suas unidades de abate de Nova Andradina/MS e Janaúba/MG, cujas atividades estão suspensas desde o fim de fevereiro. Por causa da crise mundial e da falta de capital de giro, a empresa suspendeu os abates em todas as unidades do país.

O anúncio foi feito na sexta-feira à tarde pelo vice-presidente do grupo, Miguel Neto, em reunião com os produtores de Janaúba por videoconferência. Ele explicou que o frigorífico do norte de Minas vai matar 400 bois por dia, contando com 450 funcionários.

Até fevereiro, o Independência funcionava em Janaúba com uma capacidade para matar 1,2 mil animais por dia, com a produção de carne desossada, destinada à exportação. Na semana passada, ao mesmo tempo que fechou cinco unidades no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, a direção do grupo anunciou que iria reabrir a indústria em Janaúba, mas adotando medidas para “reduzir custos e aumentar a eficiência”. Isso resultou na demissão de cerca de 400 trabalhadores. As mesmas medidas foram anunciadas em outras seis unidades do grupo.

Os produtores também terão a opção de receber 50% de adiantamento no ato da entrega dos animais. Por outro lado, revelou José Aparecido, o grupo está tentando o recebimento de um aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pagamento dos débitos em atraso com seus fornecedores.

Em Nova Andradina/MS, o Grupo anunciou a recontratação de 209 trabalhadores, dos 1.480 demitidos no final do mês passado. O frigorífico volta a funcionar na próxima semana, com abates na ordem de 600 a 800 bovinos/dia. A unidade de Nova Andradina tem capacidade para o abate de 1.300 cabeças/dia.

Neste reinício das operações, a produção é destinada única e exclusivamente ao mercado interno, conforme informação do diretor-administrativo do Grupo Independência na região Centro-Oeste, Osvaldo Carlos Prado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e Estado de Minas, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Hara Teixeira disse:

    Acho uma falta de vergonha, nao pagam ningem e agora querem voltar a matar, pagando 50% à vista.

    Eu nao recebi a nem a promisoria, nem ligação para fazer acerto dos meus bois que matei. É um absurdo!

  2. Claudio dos Reis disse:

    Boa-noite,

    Todo recomeço é dificil, a falta de credibilidade dos que acreditavam quando estava tudo bem, a despedida das partes que ficaram para traz, e a desmotivação dos que ficaram, mas nunca deixem de acreditar naqueles que defendem seus sonhos, lutam para não perder guerra, nós somos guerreiros e vamos até o fim e no fim tudo dará certo para todos pois:

    “Nós acreditamos em Deus”

  3. ZEFERINO VIANA DA LUZ disse:

    Acho que ninguem deveria matar boi no Independencia enquanto não pagarem 100% dos produtores, precisamos impor respeito, pois somos o elo da produção de carne que paga o “pato” pela incompetência de determinados empresários.

  4. washington ferreira de oliveira disse:

    Brasil ordem e progresso!

  5. Pedro Alves Netto disse:

    Eu acredito na empresa e acho que eles são capazes de voltar ao mercado e que vão pagar todos os fornecedores.

  6. edinaurea de moraes barrios disse:

    Boa Noite

    Não acredito que seja vergonha querer recomeçar, pois acredito na transparencia do independencia. Quando a empresa estava em alta e a 30 anos contribuindo para a sociedade todos queriam vender boi para o independencia, mas no momento que a empresa precisa de um voto de confiança todos viram as costas.Acretido que tudo isso vai passar pois a familia independencia vai vencer e recomeçar, confiamos em Deus.

  7. Luciana albiero disse:

    É dificil julgar. mas espero como meus amigos de trabalho , estando certo ou errado, o modo de interagir no merado, sabemos que nosa sobrevivência e dedicação cabe á eles..como não sabemos ,mas espero que toda aquela fortaleza chamada Indepencia S/A volte a crescer e que dê a autoconfiança que todos que trabalharam pra ela /por ela..voltem acreditar que trabalhando tudo dá certo!