Chamando a proibição de consumo de carne bovina de um ato contra diversas culturas alimentícias de nossa sociedade, o partido de esquerda da Índia, Democratic Youth Federation of Índia, e os Dalits, organizaram na quinta-feira um evento para comer carne bovina, que contou com a participação do escritor, dramaturgo, roteirista, ator e diretor de cinema, Girish Karnad.
O evento foi organizado em protesto contra o embargo à carne bovina em diferentes partes do país e também apoiado por outro escritor famoso, Dr K Marulasiddappa.
Os manifestantes criticaram a proibição da carne bovina como uma tentativa de invadir a opção de escolher os alimentos e de ir contra uma cultura alimentícia diversificada da sociedade indiana.
Karnad e Marulasiddappa não comem carne, mas apoiaram o evento e são contra a proibição. “Eu não quero que as pessoas digam que porque como carne me oponho à lei. Não, todos têm o direito de participar”, disse Karnad. “Quem disse que grande parte de nossa população não come carne bovina?”, acrescentando que isso foi dito pelos seguidores do hinduísmo. “Muçulmanos, cristãos, Dalits e muitas outras comunidades comem”, disse ele acrescentando que a proibição vai contra grande parte da população do país.
Marulasiddappa disse: “Eu não como carne bovina aqui, porque não sigo esse hábito alimentar, tenho esse direito, mas ao mesmo tempo, não tenho o direito de desprezar aqueles que comem. Eu os respeito”.
Antecipando os problemas que o evento poderia causar devido à grande oposição no país, a política interveio e levou os produtos feitos com carne bovina dos organizadores. Essa medida foi considerada antidemocrática pelos organizadores.
Fonte: Business Standard, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.