CMN muda papel do Tesouro em algumas renegociações de dívidas rurais
27 de abril de 2018
JBS Carnes bate recorde na exportação de produtos industrializados no primeiro trimestre
27 de abril de 2018

Índice de confiança de Fiesp e OCB atingiu seu pico histórico no 1o trimestre

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) alcançou 107,1 pontos no primeiro trimestre deste ano, 6,8 pontos a mais que no quarto trimestre de 2017 e melhor resultado da série, que teve início no fim de 2013. A escala vai de zero a 200, e 100 é o ponto neutro. O resultado é dimensionado a partir de 1,5 mil entrevistas (645 válidas) com agricultores e pecuaristas de todo o país. Cerca de 50 indústrias também são ouvidas.

O indicador vem apresentando melhora desde o segundo trimestre do ano passado. Entre janeiro e março de 2018, pesou para a nova oscilação positiva sobretudo a maior confiança das agroindústrias (antes e depois da porteira), principalmente porque o cenário para os investimentos na próxima safra de grãos (2018/19) melhorou com a alta dos preços de grãos como soja e milho. Até por isso também os produtores agropecuários se mostraram mais otimistas no período (ver infográfico acima).

“Como para os fabricantes de defensivos e fertilizantes o primeiro trimestre do ano marca o início das negociações da próxima safra, pesaram para o resultado as boas perspectivas de negócios num momento em que as principais commodities agrícolas recuperaram valor, aumentando a rentabilidade dos produtores”, afirma Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, em comunicado. Antonio Carlos Costa, gerente do Departamento do Agronegócio da Fiesp, também credita parte do resultado à boa produtividade das lavouras nesta temporada.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.