Caminhoneiros protestam para cobrar cumprimento do piso do frete
30 de outubro de 2018
Seca no “coração” do Canadá força produtores a sacrificar rebanhos
30 de outubro de 2018

Índice de confiança de Fiesp e OCB teve alta no 3o trimestre

O Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro) calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) encerrou o terceiro trimestre deste ano em 100,3 pontos, 1,9 ponto a mais que no trimestre anterior. A escala do indicador vai de zero a 200, e 100 é o ponto neutro – ou seja, o patamar divulgado ontem sinaliza um pequeno otimismo. O resultado é dimensionado a partir de 1,5 mil entrevistas (645 válidas) com agricultores e pecuaristas de todo o país. Cerca de 50 indústrias também são ouvidas.

O aumento foi diretamente influenciado pela boa demanda externa por grãos brasileiros – sobretudo soja, beneficiada pelas disputas comerciais entre Estados Unidos e China. Mas a melhora da logística para o escoamento das produções também pesou. “O resultado reflete uma gradual recuperação dos problemas da primeira metade do ano, como os causados pela greve dos caminhoneiros, embora uma boa dose de incertezas tenha permanecido sobre o setor”, informaram Fiesp e OCB.

Com a boa fase da soja, entre os produtores são os agrícolas os mais otimistas. O índice que mensura especificamente a confiança dos agricultores subiu para 106 pontos no trimestre passado, 3,1 pontos a mais que entre abril e junho e terceiro melhor resultado da série histórica iniciada em 2013. Os pecuaristas também passaram a ver um cenário melhor, mas continuam pessimistas, em parte por causa de mercado externos ainda fechados para os produtos brasileiros (ver infográfico).

Entre as agroindústrias, aquelas que atuam “depois da porteira” permanecem mais confiantes do que aquelas que têm seus negócios concentrados “antes da porteira”. Nesse caso, ressaltaram Fiesp e OCB, “incertezas com relação à economia pesaram para o esfriamento dos ânimos”. A pesquisa não entrou nas questões políticas. Mas nunca é demais lembrar que o presidente eleito Jair Bolsonaro venceu nos principais “Estados agrícolas” do país, o que pode puxar o índice de confiança para cima neste quarto trimestre.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.