O índice mensal de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), divulgado nesta quinta-feira (9), caiu 0,9% em junho ante maio, para 165,1 pontos. O indicador continua no menor nível registrado desde 2009 e representa uma queda de 21% em relação ao mesmo mês de 2014. Segundo a FAO, a queda é decorrente sobretudo da desvalorização do açúcar e de produtos lácteos, que mais que contrabalançaram a recuperação do óleo de palma e do trigo.
O Índice de Preços de Alimentos da FAO acompanha cinco grupos de commodities em mercados internacionais: cereais, carnes, laticínios, óleos vegetais e açúcar. A queda foi generalizada, com exceção de carnes.
O índice de carnes ficou praticamente estável aos 169,8 pontos, ante 171 pontos em maio. Os preços da carne suína subiram com a alta das cotações na Europa, ao passo em que a carne bovina se desvalorizou por causa da maior oferta em alguns mercados, o que limitou importações. A carne de frango ficou estável no período.
Fonte: Estadão, com dados da FAO, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.