De acordo com pesquisa do Instituto de Economia Agrícola (IEA), os preços agrícolas em São Paulo subiram 0,59% na primeira quadrissemana de outubro, com recuo de 0,10 ponto percentual em relação aos de setembro. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), porém, manteve a tendência de alta.
Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento no preço (amendoim, banana, laranja, soja, tomate, aves e suíno), enquanto onze tiveram reduções (arroz, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, milho, trigo, boi gordo, leite e ovos). O destaque de alta ficou para o preço das aves (frango), com 30,34%, enquanto a queda mais expressiva foi verificada na cebola (-28,57%).
No segmento animal, as cotações ascendentes de aves e suínos, apesar do recuo dos preços do boi gordo (-2,55%), do leite (-1,92%) e dos ovos, fizeram com que o preço do grupo subisse 2,88%. O resultado foi a alta de 0,59% no índice geral (IPR).
Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA), adaptado por Equipe BeefPoint