Farm Bill: batalha partidária se acirra na Comissão de Agricultura nos EUA
19 de abril de 2018
Curso de Qualidade da Carne BBQ Secrets será realizado nesta sexta
19 de abril de 2018

Índice de preços Recebidos pelos Produtores Rurais do RS sobe 5,83% em março

O Índice de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) gaúchos acumulou elevação de 5,83% em março, informou nesta quarta-feira, 18, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema Farsul). As valorizações de 13% nos preços do milho e de 8% na soja foram os principais fatores que contribuíram para o resultado positivo.

Com o desempenho mensal, foi possível registrar 3,45% de aumento no IIPR acumulado em 12 meses, pela primeira vez depois de 14 meses seguidos de queda. A economista do Sistema Farsul, Danielle Guimarães, lembra, porém, que o longo período de baixa reduz o impacto do aumento. “O crescimento em março foi expressivo, mas a base é fraca. Tivemos mais de um ano de queda, o que acontece é uma recuperação dos preços, não um crescimento”, explica ela, em relatório.

Do lado das despesas, Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou a segunda alta mensal consecutiva ao subir 1,21% em março.

O resultado foi puxado pelo segmento de fertilizantes, que ficaram mais caros com a maior taxa de câmbio. Assim como no IIPR, depois de 14 meses, o IICP acumulado em 12 meses também apresentou avanço, de 0,24%. O milho foi destaque com incremento de 0,5% para o indicador de custos.

Fonte: Estadão.

Os comentários estão encerrados.