Síntese Agropecuária BM&F – 03/04/03
3 de abril de 2003
Exportação de carne bovina in natura teve incremento de 18,8% em março
7 de abril de 2003

Índices e Indicadores econômico-financeiros – (parte III)

Passaremos agora a analisar a relação com os produtos oriundos da atividade que se propõe a realizar.

A LUCRATIVIDADE representa a relação entre o LUCRO obtido em determinada atividade ou Empresa em relação a venda dos produtos provenientes da atividade.

Representa, percentualmente, quanto cada produto deixou de resultado, descontados os custos para sua elaboração.

Como exemplo prático temos um pecuarista que tem como atividade produtiva a recria de 100 bezerros até bois magros.

Seu CUSTO TOTAL é de R$51.000,00, a RECEITA BRUTA obtida com a venda dos 100 bois magros é de R$60.000,00.

A LUCRATIVIDADE deste produtor será de 15,0% com a recria de bezerros.

A utilização da RECEITA TOTAL como parâmetro para obtenção da LUCRATIVIDADE pode trazer erros na tomada de decisão, quando se trata de atividade pecuária.

A pecuária por ser uma atividade dinâmica, com características próprias, onde, pode-se engordar um boi com 13 meses de idade (novilho super precoce) até boi erado com mais de 6 anos de idade, sugiro a utilização do VBP (Valor Bruto de Produção) a fim de evitar equívocos nas avaliações econômico-financeiras desta atividade.

A utilização apenas da RECEITA BRUTA pode indicar uma grande LUCRATIVIDADE caso não esteja havendo a reposição dos animais vendidos. Neste caso o pecuarista esta se descapitalizando, através da diminuição de seu rebanho.

O VBP contempla o peso vivo adquirido pelos animais não terminados para o abate e assim dá mais realismo à LUCRATIVIDADE obtida. Sobre este assunto tenho um artigo específico publicado neste radar intitulado VALOR BRUTO DE PRODUÇÃO.

Utilizando esta metodologia teremos:

Não devemos confundir RENTABILIDADE, que se refere à capacidade de uma atividade remunerar o capital investido, com LUCRATIVIDADE, que está relacionado com a capacidade de um determinado produto deixar resultado observando o preço de venda e os CUSTOS TOTAIS de produção.

Embora haja um relacionamento entre eles, uma determinada atividade pode apresentar LUCRATIVIDADE, ou seja dar LUCRO, e não ter boa RENTABILIDADE, não remunerando adequadamente o capital investido para seu desenvolvimento.

Bibliografia Consultada

Gerência Agropecuária – Análise de Resultados, Luciano Médice Antunes, Leandro Reneu Ries – Guaíba: Agropecuária, 1.998, 240 p.

BONACCINI, Luciano Alfredo – A nova empresa rural: como implantar um sistema simples e eficiente de gestão. _ Cuiabá: SEBRAE/MT, 2.000, 141p.

Noronha, José Ferreira de – Análise da rentabilidade da atividade leiteira no Estado de Goiás – Goiânia: Ed da UFG, 2.001, 108p.

0 Comments

  1. JOSÉ CANDIDO DA SILVA disse:

    A contabilização dos fatos e a avaliação econômica e financeira da atividade são funções imprescíndiveis para fundamentar uma boa decisão nos negócios.

    Portanto, este artigo é muito oportuno, e a forma como foi exporto só vem contribuir para o enriquecimento dos métodos de avaliações.

    Parabéns.