Mercado futuro do boi gordo –04-08-2015
5 de agosto de 2015
Concurso deixa clientes montarem seus próprios hambúrgueres no McDonald’s da Austrália
5 de agosto de 2015

Indonésia continua apresentando oportunidades para a Austrália

Carne bovina premium australiana e americana em um supermercado de Jakarta. Embora a Indonésia seja conhecido como um mercado para bovinos vivos e carne processada, há uma crescente demanda por carne bovina ocidental de qualidade na classe média e alta. Fonte da foto: https://www.agric.wa.gov.au.

Apesar dos recentes desafios econômicos e das incertezas nas políticas de importações de alimentos, a previsão de médio prazo para o mercado da Indonésia indica oportunidades substanciais para a indústria de carnes vermelhas da Austrália, em grande parte suportada pela crescente classe média urbana.

O Business Monitor International (BMI) previu que o crescimento no consumo privado na Indonésia será direcionado por um segmento da população com receitas líquidas entre US$ 10.000 e US$ 25.000 por ano. Esse segmento deverá representar 24% das famílias até 2019, mais que os 9% em 2015.

Com a população do país devendo alcançar quase 267 milhões até 2019, cerca de 64 milhões de indonésios poderão viver dentro dessa categoria de receitas nesse período. Quando isso acontecer, o segmento de classe média da Indonésia sozinho será maior do que a atual população total da Coreia do Sul (50 milhões) ou equivalente a Tailândia (67 milhões).

O consumo de carne bovina na Indonésia deverá aumentar de acordo com o crescimento da classe média, com o volume aumentando em 18% até 2019, para 826.800 toneladas peso carcaça, mais que as 702.000 toneladas em 2015.

Carne bovina premium australiana e americana em um supermercado de Jakarta. Embora a Indonésia seja conhecido como um mercado para bovinos vivos e carne processada, há uma crescente demanda por carne bovina ocidental de qualidade na classe média e alta. Fonte da foto: https://www.agric.wa.gov.au.

Carne bovina premium australiana e americana em um supermercado de Jakarta. Embora a Indonésia seja conhecida como um mercado para bovinos vivos e carne processada, há uma crescente demanda por carne bovina ocidental de qualidade na classe média e alta. Fonte da foto: https://www.agric.wa.gov.au.

 

Outros atributos positivos do mercado da Indonésia incluem:

– Perfil demográfico favorável – a terceira maior população da Ásia, com 48% dos consumidores com idade entre 15 e 45 anos.

– Oportunidade para alimentos premiums e inovadores, voltados à classe média urbana.

– Concentração de pessoas com renda alta em Jakarta e Central Java, onde a infraestrutura mais desenvolvida de transporte do país pode ser alavancada.

A Indonésia foi o quinto maior destino de exportação da carne bovina da Austrália em 2014, comprando 53.140 toneladas de carne bovina. Entretanto, o mercado anunciou mudanças em seu protocolo de comércio de carne bovina em janeiro de 2015, limitando o tipo de corte que podem ser importados da Austrália. As importações de bovinos vivos australianos são regulamentadas pelo sistema de permissão de importações do país e os números divulgados no terceiro trimestre de 2015 foram reduzidos de forma significativa com relação ao ano anterior.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.