O Governo da Indonésia aumentará as importações de carne bovina dos Estados Unidos se a oferta doméstica de carne se mostrar insuficiente. O governo australiano suspendeu todas as exportações de gado vivo para a Indonésia em uma medida que poderá custar à indústria milhões de dólares. A suspensão veio após a divulgação de um vídeo que mostrou os animais australianos sendo torturados em abatedouros da Indonésia.
O Governo da Indonésia aumentará as importações de carne bovina dos Estados Unidos se a oferta doméstica de carne se mostrar insuficiente, informou a agência de notícias chinesa, Xinhua.
A medida veio após a barreira às exportações de gado vivo à Indonésia pela Austrália, por causa de crueldades sendo feitas com os animais nos abatedouros da Indonésia, disse o vice-ministro da Agricultura, Bayu Krisnamurthi. “Aumentaremos a oferta de carne bovina dos Estados Unidos e de gado vivo da Nova Zelândia”, disse ele.
O governo australiano suspendeu todas as exportações de gado vivo para a Indonésia em uma medida que poderá custar à indústria milhões de dólares. A suspensão veio após a divulgação de um vídeo que mostrou os animais australianos sendo torturados em abatedouros da Indonésia.
A Indonésia é o maior comprador de gado vivo australiano, representando 60% do mercado. O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, disse que seu Governo planeja uma política de médio a longo prazo para aumentar a oferta de várias commodities, começando com arroz, açúcar, milho, soja e carnes. Ele disse que quer transformar o incidente em estímulo para mobilizar seriamente a capacidade do país em acelerar sua auto-suficiência em carnes.
Alguns ministros do Governo disseram na semana passada que a barreira não era prejudicial, já que a oferta de gado é grande e também pode ser obtida de outros países. “Os consumidores não precisam se preocupar com o aumento de preços. Temos ofertas suficientes até o feriado de Idul Fitri (final de agosto)”, disse o ministro do comércio, Mari Elka Pangestu.
No entanto, Yudhoyono não parece convencido disso. “(A barreira) pode aumentar os preços da carne bovina em um momento em que precisamos estabilizar os preços rumo ao Mês do Ramadan e do Idul Fitri”. Ele disse que ordenou a seus ministros que garantam que a oferta de carne seja suficiente pelos próximos seis meses.
A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.