O governo da Indonésia retirou as medidas restritivas à entrada de produtos agropecuários argentinos, adotadas quando foi declarada emergência sanitária na Argentina, segundo informou o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa).
Após avaliar as medidas preventivas, adotadas pela Argentina contra a febre aftosa, o Ministério da Agricultura da Indonésia disse que o país foi capaz de controlar sua situação sanitária, o que permite reiniciar as importações de seus produtos agropecuários.
A Câmara da Indústria Curtidora Argentina manifestou sua satisfação pela decisão tomada pelo governo da Indonésia, obtida por um trabalho conjunto entre os órgãos oficiais e os representantes do setor privado. A entidade disse que, diante da avaliação errônea feita pelo governo, que considerou o couro curtido como possível transmissor da febre aftosa, os industriais recorreram à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação, à Secretaria de Indústria e Comércio e ao Senasa, que atuaram de forma eficaz frente a este problema.
A reabertura do mercado da Indonésia permitirá reiniciar as exportações argentinas a este país de cereais, alimentos para animais, couros bovinos, produtos lácteos e aves.
Fonte: AmbitoWeb, adaptado por Equipe BeefPoint