Análise semanal – 02/06/04
2 de junho de 2004
Inovações de segurança na indústria de carnes dos EUA
4 de junho de 2004

Indonésia retira barreira às importações de carne bovina dos EUA

A Indonésia retirou sua barreira temporária imposta à carne bovina dos EUA após a confirmação feita pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) de que o país estava livre da doença da ‘vaca louca’, informou o Ministério da Agricultura esta semana. A Indonésia se uniu aos demais países que impuseram a barreira temporária à carne bovina dos EUA após a descoberta de um único caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no país em dezembro passado.

“O governo permitiu importações de carne bovina dos EUA após a OIE ter dito na última semana que o país estava livre da doença da vaca louca”, disse o diretor geral de criação animal, Sofjan Sudardjat. Entretanto, Sudardjat disse que as importações de farinha de carne e ossos ainda estão proibidas, uma vez que estes produtos são considerados de alto risco.

“A equipe central de emergência do Ministério da Agricultura concordou no começo deste mês que os EUA estão livres de ‘vaca louca’, mas nós queríamos ter uma garantia da OIE”.

Segundo informações da imprensa local, a Indonésia importa cerca de seis mil toneladas de carne bovina dos EUA por ano. A maioria das importações deste país vem da Austrália e da Nova Zelândia.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.