Reposição Macho Nelore – 07/08/07
7 de agosto de 2007
Alta do boi gordo melhora relação de troca
9 de agosto de 2007

Indústria britânica é orientada a importar carne

Para não sofrer falta de carne e alta de preços, supermercados e empresas de alimentos da Grã-Bretanha estão sendo orientados a comprar o produto do Brasil e de outros países. Entretanto, oficialmente, a UE rejeita a tese de ampliar as cotas para as carnes brasileiras.

Para não sofrer falta de carne e alta de preços, supermercados e empresas de alimentos da Grã-Bretanha estão sendo orientados a comprar o produto do Brasil e de outros países. Entretanto, oficialmente, a UE rejeita a tese de ampliar as cotas para as carnes brasileiras.

Por enquanto, a cota destinada ao país é de 5 mil toneladas de carne bovina com um imposto de apenas 20%. Mas na prática o Brasil vem aumentando as exportações pagando taxas mais altas. Em 2006, as vendas chegaram a 200 mil toneladas devido aos preços competitivos.

As primeiras indicações sobre o foco de aftosa em Surrey apontam para falha humana no controle do vírus em laboratório ou mesmo no uso deliberado do vírus para infectar o gado. Funcionários do centro de pesquisa estão sob investigação. Outra hipótese é de que as chuvas nos últimos dias tenham levado o vírus aos animais. Até agora, mais de 100 animais foram sacrificados.

Apesar disso, reportagem de Jamil Chade, do jornal O Estado de S.Paulo, apurou que os fazendeiros do Reino Unido tentaram criar um vínculo entre o surto de aftosa no gado britânico e as importações de carne do Brasil, mas não obtiveram sucesso entre as autoridades.

Ainda assim eles continuam com a campanha incentivando os consumidores a comprarem carne britânica. No entanto, devido à restrição de trânsito dos animais, as autoridades estão recomendando que indústria intensifique compras de outros países para evitar que a escassez leve a um aumento exagerado de preços.

0 Comments

  1. Claudio Alberto Zenha Carvalho disse:

    Precisamos convidar Sua Alteza para degustar um churrasco de carne brasileira, livre de aftosa e também de encefalopatia espongiforme; ela iria, certamente adorar.

  2. Sebastiao Augusto Antero de Moura disse:

    Agora eles com seu gene superior infectado, terão que degustar da nossa carne, que está completamente livre de aftosa e com certeza vão adorar pois é a melhor mesmo.

  3. Julio Cezar Rebes de Azambuja Filho disse:

    Esta na hora da carne gaúcha se fazer presente na mesa dos britânicos, pois com certeza tem uma qualidade superior à do resto do pais por possuir uma genética mais condizente à preferência dos britânicos. Só esta faltando negociação entre as duas partes. Sendo assim os “costilhares” do brasil central vai se fazer presente no espeto dos gaúchos…