O rápido crescimento da população hispânica poderá afetar a demanda por carne bovina, principalmente nos Estados Unidos, de acordo com um relatório divulgado recentemente. O relatório, financiado pelo fundo arrecadado pelos produtores de carne dos EUA, discute uma das principais metas da indústria de carne bovina do país que é de aumentar a demanda por carne outros 6% até 2004.
As descobertas deste relatório, que traz informações demográficas sobre a população hispânica, bem como seu comportamento e atitudes, vieram primariamente da Agência de Censo dos EUA e de um estudo realizado em 2001 chamado “Fatos sobre o perfil de mercado: o mercado de hispânicos dos EUA”. Este estudo foi encomendado, e o relatório foi produzido, em nome da Comissão de Produtores de Carne Bovina (CBB) e dos conselhos estaduais de carne bovina pela Associação Nacional dos Produtores de Carne (NCBA) do país.
Forte crescimento da população hispânica continuará
De acordo com o relatório, a população hispânica deverá crescer cerca de 202% de 2000 até 2050, e está projetada para crescer mais de 11 milhões de 2000 até 2010. Em comparação, os grupos étnicos asiático e negro deverão crescer menos de 4 milhões cada, e a população de brancos não-hispânicos deverá ter um aumento de somente 5 milhões de pessoas. De acordo com algumas estimativas, os hispânicos em breve se tornarão o maior grupo de minorias.
Porém, juntamente com a oportunidade vêm vários desafios. Os hispânicos têm diferentes características demográficas e requerem diferentes mensagens de marketing. O grupo é mais jovem e tem famílias maiores do que os demais mercados. Eles também têm menores rendimentos e têm maior probabilidade do que o restante da população de ter mulheres como chefes de família. Quase metade da população de hispânicos tem idade inferior a 25 anos.
Por outro lado, a pesquisa descobriu que a população hispânica está bastante concentrada e, portanto, pode ser facilmente encontrada. Metade de todos os hispânicos dos EUA vivem nos estados do Texas ou da Califórnia. Um quarto da população de hispânicos está localizado em sete áreas metropolitanas da Califórnia.
O poder de compra das famílias hispânicas também aumentou dramaticamente e está aumentando em uma taxa muito maior do que da população em geral. As famílias hispânicas gastam 25% a mais na compra de alimentos para se comer em casa do que os não-hispânicos e significativamente mais na compra de carne bovina.
Os hábitos relacionados aos meios de comunicação dos hispânicos também são diferentes. Os hispânicos, especialmente as mulheres, utilizam as revistas como principal fonte de entretenimento e apreciam ler anúncios em revistas. O rádio é também uma importante fonte de entretenimento, e os hispânicos tendem a ser ouvintes de peso durante o final da noite ou no começo da manhã.
As companhias norte-americanas gastaram mais de US$ 2 bilhões em 2000 com campanhas publicitárias visando o mercado de hispânicos, as quais se concentraram na televisão local e nacional, bem como nas rádios.
Boas notícias para a indústria de carne bovina
“Este tipo de informação é importante à medida que nós desenvolvemos nossas estratégias futuras para aumentar a demanda por carne bovina”, disse a produtora de carne e vice-presidente do Grupo de Marketing de Consumo da indústria de carne bovina dos EUA, Janet Helm. “Nosso comitê valoriza este tipo de informação uma vez que elas avaliam os tipos de programas de construção de demanda que terão maior impacto aos produtores de carne do país”.
Fonte: The MeatingPLace.com (por Bryan Salvage), Adaptado por Equipe BeefPoint