A indústria de carnes vermelhas enfrenta o desafio de se reintroduzir aos consumidores de forma que se mostre como uma fonte de inovação e tecnologia - e para fazer isso adequadamente, muitos executivos do setor de carne terão que mudar sua abordagem, disse o fundador da CMA Inc., de Kansas City, Missouri, Charlie Arnot.
A indústria de carnes vermelhas enfrenta o desafio de se reintroduzir aos consumidores de forma que se mostre como uma fonte de inovação e tecnologia – e para fazer isso adequadamente, muitos executivos do setor de carne terão que mudar sua abordagem, disse o fundador da CMA Inc., de Kansas City, Missouri, Charlie Arnot.
Arnot, que também é presidente do Centro para Integridade Alimentar (CFI, da sigla em inglês), falou em uma sessão aberta da Conferência de Pesquisas da Indústria de Carnes na terça-feira, nos EUA. Ele revelou os resultados da terceira pesquisa anual do CFI chamada “Confiança dos consumidores nos sistemas de alimentos”, uma pesquisa com mais de 2.000 consumidores que o CFI conduziu em agosto e setembro.
Quando os processadores de carnes vermelhas defendem sua indústria junto aos consumidores e a mídia, apontando para ciência, leis e regulamentações, estão fazendo pouco ou nada para mudar as percepções negativas, disse Arnot. “Ciência não é suficiente”.
Garantir confiança aos consumidores – no sentido de que a indústria divide seus valores – é quatro a cinco vezes mais importante para gerar confiança do que a demonstração de competência ou habilidades técnicas. Grupos de focalização que foram conduzidos em todo o país como parte da pesquisa mostraram que os consumidores não se interessam pelos detalhes das questões de segurança dos alimentos e também estão desinformados.
A forma de enfrentar esse desafio, disse Arnot, é focar nos principais formadores de opinião entre os consumidores e comunicar de forma que eles possam absorver a mensagem. Embora os consumidores de forma geral tenham mais chances de obter suas informações sobre a indústria de alimentos a partir da televisão local, os formadores de opinião têm mais chance de obter suas informações pela internet. Aí, disse Arnot, a indústria de carnes vermelhas pode competir: é uma mídia custo-efetiva que é interativa e bem adaptada para conduzir informações complicadas.
A hora de começar as novas estratégias de comunicação é agora, disse Arnot. Nos últimos três anos, embora a confiança no sistema de alimentos estivesse alta de forma geral, os consumidores perderam constantemente a confiança nas garantias da indústria de que os animais são tratados de forma adequada durante o processo. A percepção de que a indústria não divide seus valores está impulsionando a limitação do consumo de carnes. Esforços de ativistas e falta de suporte da mídia à indústria de carnes está ajudando nisso. “As vozes questionando as atuais práticas do sistema de alimentos estão aumentando em número, volume e impacto”.
A reportagem é do MeatingPlace.com, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.