As empresas exportadoras de carne bovina pedirão ao presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva, que mantenha as verbas para o programa de promoção do produto no mercado externo, o Brazilian Beef. “Esse é o único pleito direto do setor à equipe do novo governo federal”, afirma o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Edivar Queiroz.
O programa, parceria entre governo e iniciativa privada, possibilita a participação de frigoríficos brasileiros em feiras mundiais e a elaboração de políticas de marketing. Queiroz lembra que o Brazilian Beef, criado em 2001, favoreceu os embarques de carne bovina, que cresceram de 750 mil toneladas no ano passado para 900 mil toneladas previstas para 2002.
Foram destinados R$ 5 milhões para o programa em 2001 e 2002, sendo R$ 2,5 milhões da Agência de Promoção a Exportação (Apex), R$ 1 milhão do Ministério da Agricultura, R$ 1 milhão da Abiec e R$ 500 mil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Queiroz lembra que, se Lula cumprir a promessa de lutar contra o protecionismo e se conseguir abrir mercados aos produtos brasileiros, todo o setor agrícola será beneficiado.
Fonte: Folha de Londrina/PR, adaptado por Equipe BeefPoint