Melhoramento genético em Nelore será o tema da palestra do jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fabio Miziara, durante as atividades da quarta pesagem da II Prova de Ganho em Peso a Pasto de Nelore do Espírito Santo. O evento acontecerá sábado (22) na Fazenda Paraíso, em Vila Velha, ES, a 40 quilômetros de Vitória. Professor de Exterior e Julgamento da Faculdade da Terra de Brasília, Miziara abordará a influência do Nelore provado a pasto nos números positivos da produção brasileira de carne bovina.
A primeira atividade do dia será a pesagem dos 47 garrotes PO que participam da prova. Os animais, oriundos de 17 criatórios da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, começarão a ser pesados a partir das 7h30. Desde maio, eles têm sido avaliados na Fazenda Paraíso, da Fertilizantes Heringer. O intuito é descobrir novos animais melhoradores, capazes de repassar a boa genética para seus descendentes. Segundo o responsável pelo Escritório Técnico Regional da ABCZ no Espírito Santo, Lauro Fraga Almeida, existem estudos científicos comprovando que os filhos de touros melhoradores são mais pesados.
O ganho de peso dos bovinos é avaliado com base em critérios como equilíbrio e acabamento de carcaça. Ou seja, não adianta apenas apresentar ganho médio diário mais elevado. A qualidade da carcaça é fundamental. Para isso, os técnicos da prova avaliam os índices de ganho de peso diário e o ganho médio diário. Os dados obtidos ao longo das pesagens durante a prova serão comparados com a avaliação de tipo EPMURAS, método implantado neste ano pela ABCZ que analisa as características raciais do animal levando em conta o todo e não apenas um item específico.
A próxima pesagem acontecerá a 17 de janeiro. A II Prova de Ganho em Peso a Pasto de Nelore do Espírito Santo será encerrada a 25 de maio de 2004. Os animais com melhor desempenho receberão certificado da ABCZ e serão classificados como elite ou superior, dependendo da média alcançada.
A prova tem parceria da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Fertilizantes Heringer, Tortuga e o curso de Zootecnia do Centro Universitário Vila Velha.
Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado por Equipe BeefPoint