O clima deverá continuar chuvoso nos próximos dias em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil., segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na região Sul, a expectativa ainda é de tempo irregular, o que não alivia as preocupações com a seca, especialmente no Rio Grande do Sul.
Até o dia 16 de janeiro, o Inmet projeta 100 milímetros de chuva para grande parte de Goiás e do norte do Mato Grosso. Em áreas do nordeste do Mato Grosso do Sul e oeste e do sul do Mato Grosso, o volume não deverá ultrapassar os 50 milímetros.
Já na região Sudeste, chuvas volumosas estão previstas para o centro-sul de Minas Gerais, o centro-norte de São Paulo e para o Rio de Janeiro, com volumes que poderão superar 150 milímetros. No norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no leste de São Paulo, os volumes acumulados tendem a ser menores que 60 milímetros.
No Sul, a formação de uma massa de ar quente e úmida provocará chuvas a partir de sexta-feira, e o volume poderá ultrapassar 70 milímetros, principalmente no extremo sul do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná. A partir de domingo, a previsão é de tempo seco e sem chuva na região.
No Norte do país, os volumes de chuva poderão ser superiores a 60 milímetros em grande parte da região. Já níveis acumulados maiores que 100 mm poderão ser registrados em Amazonas, Pará, Amapá, noroeste de Rondônia, oeste de Roraima e sudeste de Tocantins.
Na região Nordeste, a chuva deverá se concentrar em parte dos Estados do Maranhão, Piauí e Bahia, com volumes que poderão superar os 60 milímetros.
Fonte: Valor Econômico.