Inspeção dos EUA se inicia com sucesso

Os exportadores de carne bovina processada estão bastante otimistas com o avanço da auditoria realizada pelos técnicos norte-americanos. Segundo fonte consultada pelo BeefPoint, os técnicos dos EUA estão sendo muito críticos, analisando minuciosamente, porém de forma sensata.

O trabalho desenvolvido pelo Mapa, para obtenção de equivalência sanitária, foi muito elogiado. Segundo a fonte consultada, o Mapa trabalhou muito para se adequar às exigências e conseguiu se superar. De acordo com a mesma fonte, a equivalência será alcançada.

Existe ainda uma equipe de inspetores auditando o sistema de equivalência de inspeção, que teve inicio no dia 02/06 em São Paulo, os inspetores americanos ficaram extremamente impressionados com as mudanças e melhorias apresentadas e ainda pelo comprometimento dos profissionais do Ministério da Agricultura na administração do sistema, principalmente do DIPOA, facilitando os trabalhos e dando credibilidade às visitas a serem realizadas nos estabelecimentos.

São seis os estabelecimentos a serem visitados nesta primeira fase. O primeiro, Jack Links do Brasil Ltda foi inspecionada na semana passada, dia 03/06. A Jack Links já teve sua unidade e seus programas checados e aprovados pelos auditores americanos.

Os próximos frigoríficos a serem inspecionados são: Ferreira International Ltda, Frisa, Marfrig (Promissão), Bertin (Lins) e Friboi (Presidente Epitácio). Estas empresas foram escolhidas pelo Mapa tomando-se por base critérios técnicos para início da inspeção. Os demais estabelecimentos deverão ser visitados após o término da visita dos estabelecimentos acima relacionados.

Além da auditoria de equivalência sanitária junto ao Mapa e visita às 6 plantas processadoras, está prevista a visita a três laboratórios: LARA (Pedro Leopoldo), SFDK (São Paulo) e LACI (Lins), que terão inicio já nesta segunda-feira 06/06.

Segundo fonte consultada pelo BeefPoint, o ponto crítico da visita dos inspetores norte-americanos era o sistema de equivalência de inspeção entre USDA (EUA) e Mapa (Brasil). Nesse sentido, o Brasil surpreendeu positivamente os EUA. Espera-se em breve a retomada das exportações.

Fonte: Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

Empresas investem em propaganda e lançamentos
3 de junho de 2005
RO: Frigoalta negocia dívida com produtores
7 de junho de 2005