Diversas inspetorias veterinárias do Rio Grande do Sul estão liberando desde ontem autorizações aos produtores para compra de vacinas antiaftosa. A primeira campanha do ano deve abranger todos os animais do rebanho bovino e bubalino do Estado, independentemente da idade. Até março, deverão ser imunizadas 14 milhões de cabeças. A Secretaria da Agricultura deverá fornecer mais de quatro milhões de doses gratuitas a pequenos produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O veterinário da inspetoria de Bagé, Antônio Guilherme da Silva, diz que as casas veterinárias do município dispõem de cerca de 200 mil doses. Outras 80 mil doses estão disponíveis para distribuição gratuita. Conforme Silva, a região, formada por Bagé, Aceguá e Hulha Negra, tem um rebanho de 500 mil bubalinos e bovinos.
A Coordenadoria Regional da Agricultura de Pelotas deve começar a distribuição de vacinas a partir de 15 de janeiro. Ainda não há previsão do número de doses a serem repassadas aos produtores do município, mas o período de entrega deve se estender por dois meses. Em algumas veterinárias, já há doses em estoque. Um estabelecimento tem 100 mil doses aguardando liberação do governo estadual. Cada dose será vendida por um valor de R$ 1 e R$ 1,10.
Em Cruz Alta e Ijuí, as inspetorias veterinárias ainda não estão distribuindo as vacinas e aguardam determinação da Secretaria da Agricultura. As agropecuárias também estão aguardando a liberação do governo.
A inspetoria veterinária estadual em Passo Fundo não confirmou oficialmente o início da campanha contra a aftosa em cerca de 20 municípios do Planalto Médio. A vacina, porém, já pode ser encontrada nas principais agropecuárias do município.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint