O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) é o primeiro do Brasil e sexto do Mundo. Além de promover a carne do Estado, visa a interação do pecuarista, frigorífico e governo. O lançamento do Imac ocorreu na tarde desta quarta-feira, 02 de março, durante o V Circuito InterCorte, em Cuiabá.
O Imac foi instituído por meio da Lei n° 10.370/2016 e é formatado no exemplo do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (Inac). A ideia de implementar em Mato Grosso partiu do governador Pedro Taques, durante viagem ao Uruguai em outubro de 2015. Segundo ele, o Imac é um “virar de páginas” de divergências entre setor produtivo e indústria, pois todos agora trabalham juntos por uma carne de qualidade.
Durante o lançamento do Imac foi apresentado o Selo de Qualidade da Carne mato-grossense a embalagem do produto.
O Imac será presidido pelo ex-secretário de Gabinete de Desenvolvimento Regional, Luciano Vacari.
O Imac possui quatro pilares de atuação: padronização e tipificação da carcaça; promoção e marketing da carne; orientação ao consumidor e ajudar na criação de produtos; garantia de origem da carne e sistema de balança. Vacari destaca que em junho nas unidades dos frigoríficos Marfrig em Tangará da Serra e Paranatinga iniciam os testes do sistema de balança.
Fonte: Olhar Direto, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.