Síntese Agropecuária BM&F – 23/10/03
23 de outubro de 2003
Exportações mundiais de carnes deverão aumentar em 2004
27 de outubro de 2003

Insumos agrícolas deverão ser taxados em 4%

O senador Osmar Dias (PDT), integrante do grupo suprapartidário de cinco senadores incumbido de auxiliar o relator na elaboração de nova formatação para a reforma tributária, comemorou a acolhida pelo senador Romero Jucá de sua proposta, que estabelece a cobrança de alíquota mínima para os insumos agrícolas. “A alíquota deverá ser de 4%, a mesma cobrada dos alimentos da cesta básica e medicamentos”, explicou.

“Foi uma vitória muito importante e que deve ser comemorada por todos os produtores rurais do País. Se prevalecesse a proposta aprovada na Câmara dos Deputados, os insumos seriam taxados, no mínimo, em 12%”, afirmou.

Dias lembrou que, atualmente, a agricultura tem uma redução da base tributária e a média dos impostos que incidem sobre a atividade agrícola são 2,8%. “Atualmente, os produtores não pagam impostos sobre sementes, embriões e reprodutores. Com a aprovação dessa proposta, será possível manter a média do que se paga. Apresentei também uma emenda que pode isentar a cobrança”, explicou.

A arrecadação de imposto nos insumos é de cerca de R$ 800 milhões e poderia chegar a R$ 4,5 bilhões, o que significaria um aumento no pagamento de impostos de 46% se a proposta aprovada na Câmara dos Deputados não fosse alterada.

Fonte: Gazeta do Paraná, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.