Desenvolvimento capitalista
30 de agosto de 2002
Canal aberto entre Mercosul e União Européia
3 de setembro de 2002

Integração chega à pecuária no RS

A integração do produtor com a indústria está saindo do mundo das pequenas propriedades de aves e suínos para tomar conta da pecuária. A Federação Brasileira das Associações dos Criadores de Raças (Febrac) apresentará ao governo do Rio Grande do Sul, ainda nesta semana, projeto que cria esse elo dentro da cadeia, ligando os produtores diretamente aos frigoríficos e eliminando intermediários.

O presidente da Febrac, José Paulo Cairoli, está alinhavando um acordo que permitirá a união entre o produtor de terneiros, o criador que se dedica à engorda e um grande frigorífico exportador do Estado. A proposta envolve o abate de 36 mil exemplares ao ano. “A idéia é que o Banrisul libere recursos para o criador dedicado à engorda, com garantia de compra e preço pelo frigorífico”, diz.

O projeto surge como solução para a complicada relação entre criadores e frigoríficos. Para o diretor do Departamento de Sistemas Agroindustriais da Secretaria da Agricultura do RS, Roberto Kiel, o programa tem boas chances de ser implementado. A secretaria trabalha com algo semelhante, mas voltado às pequenas propriedades. Já existe até uma negociação com o Banrisul para liberação de recursos que financiem propriedades e frigoríficos interessados em adquirir animais para abate originários desse programa.

Kiel participou, no último sábado (31), do Seminário Pólo Genético e Calendário de Primavera 2002, na Casa RBS, na Expointer, e adiantou a intenção do governo de criar a Fundação GEM. A instituição, uma braço da secretaria, cuidaria da área genética, de exposições e feiras, mas é preciso que as federações de criadores se interessem. Se isso ocorrer, o projeto pode ser enviado à Assembléia Legislativa até o final deste ano.

Fonte: Zero Hora, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.